Se você já parou aqui para ler, com certeza você é novo ou já tem canal do youtube, soundcloud e artista do spotify, mas você não sabe usar recursos estratégicos que artistas profissionais utilizam.

como monetizar youtube soundcloud spotify

Quais são caminhos para monetizar YouTube?

O caminho para seguir qualquer profissão nunca foi fácil, especialmente aqueles amadores que querem se tornar um Hobby como Seu Trabalho de Fonte de Renda ou Realmente, querer ser YouTuber de Verdade.

Felizmente, a resposta é sim! Desde que você produza um conteúdo bem relevante e bem definido e é bom deixar claro, que aquele canal tem que ser um único nicho. 

Exemplo: Se você tem seu canal que traz conteúdo sobre a música, mas não quer se limitar em apenas disso e pensa em expandir as músicas com remixcovermashups e até sua autoria e/ou memes com músicavideoclips, é importante que entenda o seu público-alvo atualmente são vários algoritmos que tentam entender como é o seu canal.

Duas situações que podem ocorrer durante a trajetória do seu canal no YouTube:


  • Você pode postar 10 vídeos e já ter com as somas de visualizações, mais de 100 mil por mês. O algoritmo vai entender que esse conteúdo está sendo relevante e vai recomendar outras pessoas ao assistirem seus vídeos.
  • A mesma quantidade, só que ninguém vê o seu vídeo. O algoritmo vai entender que esse conteúdo não está trazendo relevância para as pessoas, o que pode te deixar frustado (YouTuber)

E a monetização no YouTube, poderiam ser introduzidas até 2016, mesmo sendo menor de 18 anos de idade?

Em questão da monetização, quando eu era menor, a monetização já se encontra ativa. No entanto, a cada ano ou mês, a empresa que pertence ao google "YouTube", já mudou as regras e os termos de uso sobre ao respeito da monetização, que agora os vídeos só poderiam monetizar, quando a pessoa estiver com maioridade penal, ou seja, a partir de 18 anos de idade você pode se inscrever com google adsense.

No meu caso, a receita naquela época era praticamente ZERO dólares: $0,001

Sabendo que o CPM, CPC e RPM variam bastante, conforme como está a situação no mundo e nos mercados nacionais e internacionais, os anunciantes.


Requisitos para ser Programa de Parceiras no YouTube, ou seja, precisa para ser monetizado no YouTube:

Para começar a ganhar dinheiro, o canal precisa: 

  • Ter pelo menos 1000 inscritos.
  • Ter pelo menos 4000 horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses.
  • Seguir todas as diretrizes de conteúdo do YouTube.
Fonte: Google

Como deve ser feito através do seu conteúdo no YouTube:

No seu conteúdo deverá apresentar relevância, demonstrando o seu conhecimento sobre aquele tema. Explicando e fazer com que as pessoas entendam a maneira de como deve e porque praticá-los. Qual é o objetivo? Completar a missão? O que é pra fazer? Como fazer? Quem vai fazer? E por que fazer?

Sabe aquela redação que é dissertativo-argumentativo do ENEM? É mais ou menos assim como se deve apresentar ao público. A mesma coisa vale para palestrantes. Deverá apresentar norma padrão da língua portuguesa, sem ficar pensando o que vai falar, tipo: hmm. Nada disso pode apresentar ou postar vídeo. 
Caso contrário, as pessoas vão entender que o conhecimento para pessoa não apresenta domínio sobre o conteúdo determinado. Daí, o algoritmo entende que isso não é tão relevante para as pessoas e apenas ignora.

Para a música, é necessário que você pense o que as pessoas querem ouvir com suas músicas com remix, mashups, covers e entre outras. Incentive as pessoas para eles se inscreverem no seu canal.

Após apresentar o conteúdo, como deve e por que deve agradecer ao seu público-alvo?

É importante que saiba, que todos os seus vídeos públicos estão liberados para todo mundo ver, independente do local, certo? Nesse caso, você deverá agradecer pelas pessoas que assistiram seus vídeos e dizer se as pessoas gostaram, peça para apertar o botão do ícone "Gostei" e também para que as pessoas se inscrevam no seu canal e ative as notificações. 

Assim que o seu vídeo for postado (Desde que não desmarque ao publicar feed de inscrições), todas as pessoas que se inscreveram, vão receber notificações.

Lembra que antes de dormir ou acordar, tem que rezar agradecendo papai do céu (Deus)? Então, é isso. Tem que agradecer as pessoas e principalmente a sua vida por estar viva. Porque depois que a vida passa por processo de morte, não tem como voltá-lo.


Conteúdo feito, mas ainda tem poucas pessoas:

Para quem está começando, ninguém vai virar noite para dia, sendo youtuber. O YouTuber ou qualquer profissão é um caminho longo. É tipo uma estrada de 700km do Rio de Janeiro até São Paulo. No meio do caminho, há quebra-molas, barreiras, buracos, desníveis das pistas, estradas de terra e entre outros obstáculos que possam impedi-los ou atrasar a viagem.

Então, O processo de postar e as pessoas verem o seu conteúdo, é realmente pouco, a não ser que seu vídeo seja viral. É assim mesmo?

A resposta é sim! Não tem outra maneira de ter maior tráfego orgânico, a não ser que você divulgue seus amigos, suas familiares e outras pessoas que gostam de seus conteúdos.

E as receitas de Royalties de Google AdSense e de Plataformas de Streaming, como funcionam?

Se for a receita direta, O google pega os 45% que arrecadar seus streamers ou visualizações que resultarão em dinheiro, considerando o CPM e CPC e a forma como os anunciantes pagam para o "Google Ads". A partir no momento que alguém vê o seu vídeo, antes de realmente ver o seu conteúdo, vem anunciantes. Daí, você tem o CPC Gerado, certo? Errado! O que acontece, é que o CPC e CPM Gerado não vai trazer receita diretamente para você. Ainda tem o meio-caminho que possa influenciar o resultado disso. Nesse caso, você vai receber os 55% de toda a receita que o anunciante pagou por mil view e/ou Cliques que a pessoa realmente clicou para ver como é o conteúdo por dentro e os benefícios.

Já a receita do Content ID, Os anunciantes que pagam para o "Google Ads", qualquer música que tem reivindicação ou vídeo gerado pelo próprio youtube, nesse caso vai receber direto, sem taxas da empresa. Na prática, você vai receber toda a receita (Desde que as distribuidoras não cobrem a parte da arrecadação de seu dinheiro). 

Exemplo: ONErpm pega 30% o que você ganhar suas receitas de todas as suas músicas, incluindo os covers, remixes e mashups.

DistroKid, 100% dos Royalties (Com exceção YouTube Content ID, que é 80% de Receita Ganho por view).

Ou seja, se em um mês você tem 100 mil visualizações, daqui 3 meses você vai receber mais ou menos $100 dólares, sendo que o distribuidor deve cobrar a parte ou não de sua arrecadação de receita.

Sobre pagamento do YouTube, como funciona?

O pagamento do YouTube funciona similar ao AdSense, acontece que atualização deles é por volta do dia 11 em cada mês.

Quanto Paga por Visualização no YouTube?

Supondo que você pense nos Royalties das Plataformas de Streamings. Normalmente aqui no Brasil, o YouTube paga por visualização, $0,00095. Diferente do Spotify, Amazon e Tidal, que respectivamente entregam mais royalties por ouvintes. Você tem 1 vídeo no canal, e não tem nenhuma visualização no mês de outubro de 2020. No mês seguinte, você não recebeu nada de views e nem sua monetização.

Já pensou você não ser consistente e não se dedicar? Aproveite enquanto sua vida é uma luta diária para sobrevivermos, independente de sua família estar te ajudando financeiramente ou não. Logo, cabe a decisão de você querer entrar no mundo dos gamers, músicos, bíblias, políticos, zueiras no YouTube Poop BR, Viagens nas Férias, Vlogs sobre família, vida e entre outros...

O que você tem que vender não é pensando em dinheiro e sim em conteúdo, vendendo o seu conhecimento, pois o seu conhecimento nunca vai ser tirado de ninguém. O conhecimento já fica retido no cérebro até que você adoeça.

Primeiramente você tem que saber que seu canal tem que atender os seguintes critérios: 4000 Horas assistidas por ano, 1000 inscritos também por ano e procurar ser consistente, ou seja, você dedica e esforça horas por dia para editar seus vídeos, fazer call to action (Se puder).

Para você ganhar com Google AdSense, é necessário que você tenha 18 anos completos e ser legalmente responsável por tudo que faz. Entretanto, como o texto já foi citado, no YouTube é necessário mais de 4000 horas por ano e pelo menos 1000 inscritos para Qualificar seu Canal como Parceiro do YouTube. As primeiras cláusulas dizem que 45% fica para Empresa do Google e 55% para Canal do YouTube, ou seja, você recebe receita líquida, já passado por porcentagens. Ao final, obterá alguma taxa do governo.

Dicas para monetizar seu canal e ser descoberto rapidamente e com efeito ao longo prazo, é você procurar através pelas palavras-chaves. Porém fica a seguinte observação: O YouTube dá mais peso respectivamente aos títulos, descrições e por último, palavras-chaves. Além disso, conta também quantos inscrições já estão seguindo, quantas visualizações o vídeo já recebeu a cada mês e a cada ano.

Nem sempre os seus vídeos vão estar com RPM alta, até porque depende como algoritmo entende qual nicho do canal se trata.

Digamos que você tem 100 vídeos no canal, porém 1 vídeo já atingiu 100 mil visualizações no mês de outubro de 2020. No mês seguinte, você recebe seu dinheiro calculado pelas seguintes fórmulas: (Cliques de anúncios X Porcentagem do CPM) Exemplo: CPM $0,70. Ou seja, 70%. 

No resultado vai ser estimativa entre 40 a 150 dólares.


Vale a pena monetizar seu canal do YouTube?

Se você leu até aqui, indica que você quer usar este hobby como trabalho ou você quer realmente ser um YouTuber Famoso, mas para isso é necessário estudo, dedicação e sua persistência até o fim. E isso leva mais ou menos 4 ou 5 anos na média até chegar na casa dos 1000 inscritos, dependendo do conteúdo. Tem gente que já postou primeiro vídeo do mundo e já é sucesso mundialmente ainda.


Quais são caminhos para monetizar SoundCloud?

Existem três maneiras principais para os artistas se envolverem automaticamente em royalties alimentados por fãs:

  • SoundCloud Premier: Para assinantes Pro Unlimited, Premier é nosso esquema de receita. Assim que os artistas conseguirem ganhar, eles serão informados e incentivados a se inscrever. Para obter informações sobre a qualificação Premier, acesse aqui.
  • Repost by SoundCloud: é para músicos que desejam divulgar sua música em todos os principais serviços de streaming de música para se conectar com ouvintes em todo o mundo. O Repost by SoundCloud não tem condições de qualificação para quem quer rentabilizar. Repost by SoundCloud tem uma opção de inscrição aqui.
  • Repost Select: Este programa está disponível exclusivamente para assinantes escolhidos do Repost by SoundCloud e não está sujeito a nenhuma condição de elegibilidade para monetização. Para se candidatar ou saber mais, clique aqui.

Como Royalties de SoundCloud são pagos para Artista?

SoundCloud paga royalties com base em quanto tempo de um fã é gasto ouvindo cada artista. Lembrando que na maioria dos países emergentes não são elegíveis para monetização. A contribuição financeira geral de um fã para os artistas de que gosta depende de algumas coisas:


  • A proporção do tempo de audição do fã gasto com esse artista ao longo de um determinado mês 
  • Quantos comerciais o fã viu
  • Se o usuário tem uma assinatura do SoundCloud Go+.

Os royalties alimentados por fãs apoiam músicos independentes cujas bases de fãs estão comprometidas em ouvir regularmente suas músicas. Portanto, a maioria ou toda a receita de assinatura ou publicidade de um fã irá para os mesmos artistas se eles ouvirem exclusivamente um cantor francês ou um rapper de Detroit como Artista Americano em seus estágios iniciais.

Requisitos para fazer programa de parceiros do SoundCloud

Utilizando o programa SoundCloud Premier para ganhar dinheiro com sua conta, você deve ter uma conta profissional no SoundCloud, ter completado 18 anos, ser um criador independente que detém todos os direitos de sua música (incluindo 100 por cento de publicação, master e distribuição) e estar criando material exclusivo para ser qualificado para monetização de conteúdo com o SoundCloud. Além disso, para ser elegível para o programa SoundCloud Premier, você deve ter 500 streams aceitáveis ​​no mês anterior e não ter violações de direitos autorais no momento da inscrição.

Agora, caso tenha violação de direitos autorais, infelizmente eles não vão aprovar sua inscrição do programa de parceiros premier.

Como divulgar e aumentar sua receita ganhando dinheiro no SoundCloud?

Agora que você sabe como ganhar dinheiro no SoundCloud, pense em fazer o seguinte para aumentar suas chances de vender sua música e ganhar mais dinheiro:


  • Envolva-se e comunique-se diretamente com o público: na parte de comentários de suas postagens, você pode estabelecer um relacionamento positivo com seu público e se comunicar diretamente com ele para compartilhar informações sobre iniciativas futuras e solicitar feedback sobre seu trabalho.

  • Lance sua própria campanha de marketing digital para aumentar os canais de promoção e vendas. Aumente uma base de fãs próspera interagindo com seguidores em outros sites de mídia social e postando sua URL para direcionar as pessoas ao seu conteúdo em sites como YouTube, Instagram, Facebook e outras mídias sociais.

  • Ofereça descontos: Os descontos podem ser um excelente agradecimento para atrair fãs para obter suas faixas. você também fornecerá ofertas especiais para agradar seus apoiadores existentes e aumentar sua fidelidade.


  • Destaque-se da concorrência: fortaleça seu perfil do SoundCloud em sua caixa de biografia, adicione um ícone inesquecível para seu avatar e otimize sua descrição de faixa para atrair visitas e compras.

  • Produza novos conteúdos de forma consistente: a quantidade de dinheiro que você cria pode depender do grau de trabalho que você produz. A unidade de área de fãs continuamente procurando por novos conteúdos certifique-se de que você ainda os oferece para que eles não se percam para músicos freelancers alternativos.

Depositando Repost by SoundCloud para sua conta paypal?

Você que é criador de conteúdo do soundcloud e possui 5 dólares acumulados em um mês, automaticamente vai ser depositado na sua conta do paypal.

Quais caminhos para monetizar Spotify?

Não é fácil, assim como novatos artistas. Entretanto, você tem vários métodos para seguir até obter seu resultado desejado, do jeito que você quer.

De acordo com a fonte jorbes, o texto cita em português traduzido: 

O Spotify tem 406 milhões de usuários mensais ativos e é uma das plataformas de streaming mais populares. Apesar de sua qualidade com os ouvintes, o Spotify tem sido criticado há muito tempo por artistas que a Organização Mundial da Saúde acredita que eles devem ganhar mais com as transmissões. No ano passado, um grupo de artistas freelancers controlou uma série de protestos antes que os artistas do Spotify fossem divididos em um centavo por stream para os detentores de direitos. Muitos artistas de rappers se manifestaram contra os pagamentos baixos.

Como Ganhar Dinheiro divulgando redes sociais no Spotify?

Para tentar fazer isso, é importante que você entenda de que música você está participando e a que público você está se dirigindo. Como um criador em ascensão, o agradecimento mais simples para obter fluxos adicionais é procurar listas de reprodução gerenciadas por influenciadores musicais. Esses curadores geralmente abordam um segmento distinto e têm o potencial de compartilhar sua música com seus futuros maiores fãs. Quanto mais você aparece nas listas de reprodução geradas pelo usuário, mais provavelmente você deve usar as listas de reprodução recursivas e editoriais do Spotify.

Promover essas listas de reprodução especiais e novas faixas em suas inúmeras redes sociais pode ser uma boa maneira de permanecer dinâmico, interagir com sua comunidade e direcionar tráfego para seu perfil do Spotify. 

Fique atento como tráfego vindo do spotify está se comportando

É importante ficar atento em relação ao tráfego vindo do spotify porque os algoritmos monitoram sua atividade. por isso é imprescindível ter interação com sua comunidade para se inscrever no seu perfil do Spotify. a forma mais simples de atrair novos ouvintes é alimentar seu perfil com conteúdo exclusivo (incluindo remixes, covers, participações, versões ao vivo e muito mais). 

Qualquer atividade é doce para retransmitir em suas plataformas de streaming porque os usuários ativos com unidade de área de streaming superior, sem dúvida, possuem suas músicas colocadas em listas de reprodução distintas. Além disso, quanto mais streams e ouvintes você tem, quanto mais você aparece em buscas e playlists personalizadas.

Atenção! Não compre serviços como seguidores, plays, streams no spotify, pois pode dar ruim para você como artista e ser removido por causa de bots de tráfego em vez de pessoas humanas ouvindo de verdade (Atividade Fraudulenta). Saiba mais sobre o post como comprar seguidores reais do spotify com tráfego pago de qualidade.

Como Royalties de Spotify pagam para Artistas e Gravadoras?

Atualmente, segundo a fonte remessa online estima-se que esse valor foi atualizado para US$ 0,0049.