Tabela de LUFS 2022: YouTube e Spotify

 Aqui está a Tabela de LUFS para 2022, com plataformas de streaming para YouTube e Spotify. Entenda cada um e como você pode fazer para masterizar de forma que fique uniforme para todas as plataformas de streaming.


YouTube

Como diz nas fontes, SweetWater e SwiftMastering, os textos explicam que Nível de LUFS é na média entre -13 a -15LUFS dependendo da qualidade de sua música, considerando gênero musical, melodia, solo e etc... Entretanto, ela não é principal, até porque o principal é buscar como a música é produzida, desde a introdução, verso, chorus, melody e até final do trecho. Nesse caso, você deverá mixar e masterizar muito bem, de forma que não fique comprimindo o áudio demais ao entregar final pelo consumidor (no caso, são os ouvintes).

Spotify

Como também diz na segunda fonte citado lá em cima, o Spotify Encoraja que todos tenham resultado de suas músicas entre -23 a -11 LUFS, sendo respectivamente pouco silencioso até alto demais (Quiet and Loud, em inglês). Da mesma forma, procure o que você quer que esteja em tal LUFS. Por exemplo, deixe na média -13LUFS que praticamente todas as plataformas vão comprimir um pouco, mantendo seu áudio 100% padrão.

Postar um comentário

0 Comentários