Veja todas as listas de LUFS através das plataformas de streaming, atualizada da fonte no mês de março de 2021. As principais listas: Spotify, SoundCloud e YouTube



Spotify:


Resumindo em Português:

O Spotify recomenda que masterização de sua música esteja entre -11 a -14 LUFS Integrado e que True Peak esteja -1dB TP. 

Atenção! Caso sua masterização esteja maior do que -14 LUFS Integrado, é recomendável que o true Peak atinja no limite máximo -2dB TP.


SoundCloud:


Baseando em algumas fontes da internet, a melhor masterização em questão de níveis é -14LUFS. Mas caso vocês utilizam além do que -14LUFS, não há problemas. A única coisa que não pode é ficar muito abaixo de -10LUFS (Isso se você quiser colocar nas plataformas digitais e colocar sua música na internet)

YouTube:


É aí que vamos falar sobre nossos casos de alguns vídeos estarem mostrando que está -8LUFS, mas quando você upa com esse nível de áudio, adivinha o que acontece? Automaticamente, o YouTube vai diminuir seu Lufs para -14LUFS, o que não necessariamente, sua música vai estar muito comprimida e corre risco de saturação e distorção. Isso depende da forma como produtor musical masterizou.

Atenção aos LUFS:

Spotify

-11 a -14 LUFS

SoundCloud

-10 a -14 LUFS

YouTube

-14LUFS

Observação: 

no YouTube, você tem como saber quantos loudness já tem no áudio. Ex: 5.5dB loudness