Muitas pessoas pensam em distribuir nas distribuidoras digitais, mas não sabem a certeza se vai ser sucesso de primeira ou vai precisar se dedicar através dos estudos. Veja como distribuir sem ser rejeitado pelos agregadores ou distribuidores como a ONErpm.


logos do spotify, amazon music, deezer, twitch, youtube, facebook, twitter. Distribuir música nas distribuidoras digitais para plataformas digitais
Enviar músicas são os últimos passos, após todas as etapas de produção, mixagem e principalmente masterização, sabendo que tem que obedecer entre -10 a -14 LUFS. Entretanto a maioria das pessoas não sabem mexer como funciona o LUFS (Loudness Unit Full Scale)

Mas como o nosso post é mostrar como enviar suas músicas para plataformas digitais como Spotify, Deezer, Amazon Music, Soundcloud e quaisquer outras plataformas a desejar.

Se você realmente produziu suas músicas autorais e NÃO terceiros, você pode distribuir sem precisar enviar documentação de licenciamento musical ou licença de música, ou melhor, autorização dizendo que você pode distribuir as músicas de covers.

Saiba que o upload pode ser feito e publicado direto nas plataformas digitais como YouTube, SoundCloud, Sua Música, Palco MP3. As duas primeiras que eu citei podem ser monetizados, desde que respectivamente seja parceiro do YouTube e tenha uma conta RepostNetwork vinculado com SoundCloud.

Agora, se você quer expandir para todas as plataformas digitais, que já foi previamente citado no início da leitura, é necessário entrar no site dos distribuidores/agregadores para que você possa cadastrar de forma gratuita e começar distribuir suas músicas de graça, como da ONErpm. Para distribuições pagas como DistroKid, TuneCore e quaisquer outras empresas, já possuem recursos para licenciar suas músicas quando você produz ou regrava as músicas que pertencem aos terceiros: Autores e/ou Editoras.

Entretanto, quando você for distribuir as músicas que não te pertencem, é necessário um documento de licença de música ou autorização de uso de música, dizendo que tais músicas podem ser utilizados e é intransferível.