Como Passar Exame Psicológico ou Psicoteste do DETRAN?

Nunca é fácil passar, mas você se dar bem, lendo as dicas de forma geral. Independente qual a sua escolha de profissão, vai precisar um dia fazer exame psicológico ou psicoteste. Certifique-se que você realmente tem condição de dirigir e/ou Realizar Trabalho Formal, Sem Oferecer Riscos em si e por sua volta.

teste de setas, tadim, tacom, rabo do cavalo

A escolha sua poderá gerar as consequências positivas e negativas. Independente da Entrevista, seja de emprego ou psicóloga, você pode ter motivos para ler as dicas para não ter surpresas depois. Na entrevista de emprego, pode ficar tranquilo que na maioria das empresas não vão solicitar que o candidato faça um teste psicológico ou psicoteste. Portanto, você pode responder tranquilo, sem medo de ser rejeitado. Isso já faz parte da empresa.

Dicas para não se dar mal ou cair na pegadinha

  • Evitar usar muito tempo nos Aparelhos Eletrônicos: Computador, Celular, TVs, Nobreaks e Entre outros...
  • Manter a calma e só pensar em passar na prova. Seja confiante e Seja estudada e preparada para isso.
  • Não tente burlar o exame, você pode ser desclassificado pelos Psicólogos.
  • Na entrevista, responda com sinceridade.
  • Demonstre a sua capacidade de raciocínio, percepção, atenção e desenvolvimento para que você passe de primeira.
  • Não pense em mais nada, nem comparar com outras pessoas. O seu foco depende de você!

Etapas para Passar Psicoteste

  1. Entrevista: Você precisa informar algumas informações necessárias para psicólogo(a), como: Nome, Data de Nascimento (Incluindo os Seus Irmãos, se a psicóloga perguntar). Somente responda de acordo com a pergunta da psicóloga. Nunca explique, apenas responda de forma direta.
  2. Sala de PsicoTeste: Depois de Passar Exames Preliminares (Entrevista entre Candidato e Psicólogo), vai ser encaminhado para Sala de PsicoTeste, aguardando todos os candidatos entrevistados.
  3. Teste: No momento em que a psicóloga mandar para desligar todos os aparelhos eletrônicos, é realmente desligar todos os aparelhos eletrônicos para não ter nenhum barulho. Caso algum candidato esqueceu do celular ligado, automaticamente vai ser desclassificado!
  4. Pós-Teste: Todas Etapas feitas, os candidatos deverão aguardar toda a correção pela psicóloga.
  5. Resultado: Psicóloga vai chamar candidato por candidato e informar os resultados obtidos. Como a consequência, o candidato poderá ser aprovado (apto) ou vai precisar remarcar o teste (Inapto Temporário), sendo então passível de aprovação. Ou não vai passar nenhum, quando o candidato não se apresenta devidas condições necessárias para o motorista (Inapto Definitivo)
Atenção para os Candidatos no DETRAN! O candidato sendo Inapto Definitivo, tem que procurar uma junta psicóloga ou Médica que seja credenciada.

Observação: A etapa 2 e 3 pode ser facultativo, dependendo da empresa. Sendo então, começa com a etapa 1 com a entrevista e Etapa 2 para teste psicológico.


Para os Candidatos da Primeira Habilitação (CNH) que for começar aprender a dirigir.

Aqui mostra como passar a prova de Avaliação Psicológica (DETRAN) sem medo e sem distração.

O candidato que for tirar a primeira habilitação, será obrigatório a fazer as seguintes sequências exclusivamente nos exames:



  • Exame Psicológico e Clínica (Tanto para particular, quanto para atividades remuneradas)
  • Exame de Aptidão Mental e Física (Somente para as atividades remuneradas)
  • Cursos Teóricos no CFC (Centro de Formação de Condutores)
  • Provas Teóricos no Detran
  • Cursos Práticos no CFC (Centro de Formação de Condutores)
  • Provas Práticas conhecidos como Exame de Direção Veicular

Atenção: Podem sofrer alterações sem aviso prévio. Para os maiores informações, consulte o site do DETRAN da sua cidade e do seu estado.


Estas dicas podem salvar no dia do exame psicológico, pois tenho certeza que vai ser praticamente 100% funcional para todos, independente de quem quer primeira habilitação ou apenas para fins de trabalho formal. Não se engane, mas estes testes feitos pela internet são exercícios ilegais que podem oferecer riscos de vida para si e para sua volta.

Postar um comentário

0 Comentários