As lições sobre concurso de piano que você precisa aprender!

Como funciona o Concurso de Piano?


Primeiro concurso é o primeiro contato, por isso pode apresentar alto ou baixo desempenho dependendo do conhecimento adquirido pela cada candidato, mas sem ser escolhido pelos jurados.


  • O concurso é assim: tem 10 candidatos e somente 3 candidatos são escolhidos, ou seja, a probabilidade é de 1/10 ou possível a chance, menor de 30%. Mas pode variar de concurso para concurso.


Os jurados realmente avaliam se você está tocando por saber usar a técnica e a interpretação de música ou se está tocando por tocar e segue  de acordo com partitura.

Lá, não tem certo e nem errado, mas tem pontuações que podem descontar, contando pela postura, estilo, jeito e as técnicas de piano que usa pela cada candidato. Também desconta se o som de piano embolar devido ao excesso de pedal.

Manter a calma é sempre necessária, mas não pode também se apressar demais.

Os dias que antecedem no dia do exame, são as oportunidades de experimentarem o piano para sentir o peso das notas, se as intensidades que o candidato pressiona sai som alto ou suave. Porque cada piano pode mostrar timbre com diferentes características, mas a função é o mesmo de todas as marcas e os fabricantes.


  • Dicas: Estude todos os dias para complementar cada vez mais!


imagem sobre concurso de piano yamaha
Fonte: Estas imagens foram tiradas no Site Oficial da Yamaha (Brasil)

Veja neste vídeo, como eu passei pela primeira experiência: